quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Grandes lições...

Ontem, a propósito de uma experiência inédita no campo da física das partículas, que se diz ir dar uma ideia aproximada do que se passou imediatamente a seguir ao big-bang, tivemos oportunidade de assistir nos diversos canais de televisão a memoráveis lições de ciência e humildade.

Desde logo eminentes físicos explicaram a complexa experiência de modo a toda a gente perceber. Todos afirmaram não se tratar do fim das pesquisas científicas, mas do início de uma nova fase de investigação. Isto é, quanto mais se sabe, mais consciência se tem do que há ainda para saber. Posta perante o problema do início de tudo, uma cientista disse mesmo que se supõe que o big-bang foi o resultado do choque de partículas. Mas onde estavam as partículas? De onde vieram? Início?

Também proeminentes representantes da Igreja Católica se pronunciaram a favor dos progressos científicos, classificando as teorias criacionistas do "Génesis" de mitologia que nada tinha de científico.

Enfim, um dia memorável de humildade, onde se viu que as pessoas que realmente têm valor e saber o exprimem com simplicidade.

Grandes lições para todos nós, especialmente para aqueles que julgam que complicar as explicações os tornam credores de grande admiração.

1 comentário:

Tozé Franco disse...

Por algum motivo Carl Sagan era um génio...
Vou linkar o blogue.