sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Coincidências fantásticas

Alguém do Ministério das Finanças decidiu que os aposentados descontariam para a ADSE nas pensões correspondentes aos 13.º e 14.º meses, o que não se passa com os funcionários do activo. Perguntado, pelas organizações sindicais, se esse procedimento ia ser estendido aos funcionários do activo, um sr. secretário de estado disse "nem pensar! A redacção referente aos subsídios não é a mesma para os pensionistas e funcionários do activo". Isto é: alguém, certamente muito bem pago, andou a escabichar os textos legais a procurar onde poderia sacar mais uns trocos.

Uma comissária da PSP disse ontem num programa televisivo que uma das técnicas dos assaltantes era mandarem miúdos tocar às campainhas à procura de casas onde não estivesse ninguém, onde seria mais fácil o assalto.

Ontem foi notícia de relevo a intenção do governo de impôr um imposto de 0.05 € por cada saco de plástico fornecido nas lojas. Claro que a notícia gerou uma série de reacções pouco favoráveis à ideia, até porque as lojas já pagam uma taxa para a reciclagem (seria um imposto duplo, como o IVA sobre o IA), e lá apareceu um sr. secretário de estado (outro...) a dizer que nada disso, que se tratou somente de uma pergunta ao comércio e que a ideia já tinha sido abandonada há semanas.

Uma das técnicas de esquiva dos carteiristas quando são pressentidos é dizerem: "desculpe! Desiquilibrei-me e meti-lhe a mão no bolso por engano".

Hoje foi a ideia da ERSE de fazer os consumidores pagarem os novos contadores com telecontagem, que evitam às fornecedoras pagarem aos funcionários da leitura. Era como se o Jumbo quisesse que pagássemos uma taxa pela utilização das novas caixas self-pay, que lhes poupam pessoal.

Soube-se também hoje que, à luz da nova legislação criminal, os criminosos que não sejam apanhados em flagrante, não podem ser detidos. O polícia tem do os convidar a comparecer no tribunal em determinado dia e hora (não sei se o convite terá de ser formal e com letras douradas!). Só se declinarem o amável convite é que poderão ser detidos.

Há muitos anos, um oficial da GNR explicou-me que as leis são feitas pelos poderosos para manterem o poder.

Há coincidências fantásticas.... Não há?