domingo, 1 de junho de 2014

Um fim de semana oficinal

Neste fim de semana tive, através do acompanhamento do meu neto, a oportunidade de sentir que, no meio de toda esta desgraça em que o mundo vive, ainda há uma réstia de esperança num futuro mais risonho.
Ontem foi o concerto de fim de ano lectivo da Oficina de Música de Aveiro, de que o meu neto é aluno, com apresentação das várias áreas de formação musical e teatral, sempre com grande qualidade, tanto na organização do espectáculo como no desempenho dos diversos participantes. Foram 2 horas bem passadas e saí com o sentimento de que a cultura não estagnou e que novos valores continuarão a surgir.
Hoje, dia da criança, fomos encontrar num centro comercial o pessoal da Fábrica - Centro de Ciência Viva de Aveiro, com 3 "oficinas" - Planetário, Física e Química - a fazerem divulgação científica com grande empenho e interesse da pequenada. O Planetário tinha uma sessão de 30 minutos, onde se explicava a história e funcionamento do Universo. Na Física, mais divertido, faziam-se demonstrações explicadas da electricidade estática, com uma máquina de Van der Graaff a provocar que os cabelos da pequenada ficassem em pé perante o gáudio geral, com uma roda de bicicleta se explicavam os momentos de rotação, base dos giroscópios dos pilotos automáticos, entre outras aplicações, com um jacto de ar e uma bola a comprovar o teorema de Bernoulli, que justifica a sustentação do voo dos aviões, e uma máquina de escrever binária, onde os miúdos escreviam os seus nomes em código binário, a partir de uma tabela exposta. E fiquei a pensar que o meu neto de 7 anos estava a escrever com toda a facilidade em código máquina, de que o avô só teve conhecimento na universidade.
Enfim, foi um fim de semana que me renovou a esperança num futuro, pertencente àqueles miúdos, que espero seja muito melhor que o nosso presente.
Obrigado aos que nos proporcionaram estas emoções!