quinta-feira, 16 de abril de 2009

O S. João fez 50 anos...

Pois é. Já lá vão 50 anos!

Lembro-me perfeitamente do dia da inauguração daquele edifício que sempre tinha conhecido de ver das traseiras da minha casa e que me habituei a ouvir designar por "Hospital da Cidade".

Era uma coisa, para nós, digna de ficção científica. Tinha o luxo de uma travesseirinha com altifalante em cada cama, para que o doente pudesse ouvir cómoda e privadamente rádio ou música, a partir da emissão central do hospital. Também havia um sistema de antenas que circundavam o edifício e que permitiam chamar algumas pessoas, médicos e enfermeiros-chefes, através de um alarme tipo esferográfica que tinham no bolso da bata. Os assim alertados dirigiam-se ao telefone interno mais próximo a contactavam a central, que lhes transmitia a mensagem pretendida. Isto há 50 anos, era obra! Tinha um consumo de electricidade semelhante ao da cidade de Braga!

Passados alguns anos, tanto eu como a minha mulher iniciámos lá as nossas carreiras profissionais.

Nessa altura, o hospital era dirigido pelo provedor dr. João Rodrigues, que deu tanto de si ao novo projecto que lhe chamavam "hospital do João".

Foi uma autêntica revolução naquela zona de Paranhos. Abriram-se os acessos ao hospital. O autocarro da carreira E, que inicialmente se dirigia a Contumil, via Paranhos, passou a dirigir-se ao novo hospital. Também a carreira D, pelas Antas, passou a servir o hospital. Depois foi o L, para a Maia.

No próximo sábado vamos ter o prazer de participar numa parte da festa de aniversário daquela casa que também já sentimos nossa.

Como na cantiga dos parabéns, pr'ó "menino João" uma salva de palmas...!