sábado, 17 de maio de 2008

Fumaças e notícias

Todos os órgãos de comunicação gastaram enormes espaços de página e tempos de emissão com a notícia de umas fumaças do sr. Primeiro-Ministro num avião fretado, querendo salientar a evidente incoerência do mesmo senhor como legislador e como (não) cumpridor da mesma lei.

Oh senhores jornalistas! Então a incoerência dos políticos agora também é notícia? Tinha a ideia de que notícia era só o que saía da normalidade, tipo "o homem mordeu o cão".

Vou dar exemplos do que poderia ser notícia:
  • A legislação de higiene e segurança no trabalho está a ser escrupulosamente aplicada em todos os organismos do Estado, incluindo forças armadas e de segurança;
  • Na ASAE há alguns elementos que pensam;
  • Nos tribunais está a ser aplicada Justiça, para além do simples Direito.

Outro bom exemplo de não noticiar factos normais:

Um senhor, presidente de um clube de futebol que, tendo um grande nome, vai participar na Champions League na realidade virtual, acompanhado de um capanga agrediram barbaramente um cidadão no interior de uma agência bancária.

A notícia foi dada por 2 jornais, não tendo tido importância de publicação nos restantes órgãos de comunicação social. Correcto! Atendendo à pessoa que é, nada de anormal que mereça notícia. Foi o cão que mordeu no homem.

Já se fosse o presidente de qualquer outro clube dos chamados grandes, o facto teria honras de abertura de telejornais. Correctíssimo! Nesse caso tratava-se de uma anormalidade, já que não se trata de gente do mesmo jaez.

Perceberam a diferença?