segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A lição da Madeira

Tenho acompanhado com solidária preocupação os trágicos acontecimentos das inundações na Madeira.

De toda esta tragédia surge o dr. Alberto João Jardim, que víamos como alguém situado entre o "cromo" e o "palhaço rico", como um verdadeiro homem de estado.

Perguntado no sábado á tarde, por uma jornalista naturalmente habituada às manifestações de preocupação folclórica que geralmente acompanham estas situações, porque não o tinha visto na baixa do Funchal, respondeu que o lugar dele era a coordenar as operações de socorro no gabinete e não a posar para a fotografia. O Marquês de Pombal não diria melhor! Atitude digna de um verdadeiro "comandante"!

Por outro lado, outros responsáveis políticos madeirenses, e não só, de quem se esperaria que exortassem os seus seguidores a juntar os seus esforços aos do governo regional na prestação dos necessários socorros, divertiam-se a culpar o governo de toda a situação e a tentar arrecadar dividendos políticos da situação.

Infelizmente, estes últimos retratam bem a actuação habitual dos nossos politiqueiros, mais interessados em arrecadar uns votitos que em servir o povo, surgindo o dr. Alberto João, mais uma vez, como "outsider", mas desta vez muito pela positiva...