quarta-feira, 30 de junho de 2010

A trapalhada das SCUTS - Uma ajudinha...

Cá estou mais uma vez a propor um solução para desatar o nó cego de mais uma trapalhada dos políticos.

O último "Prós e Contras" foi mais uma demonstração de que o governo tinha decidido mais uma vez em cima do joelho, sem justificações minimamente coerentes do que tinha decretado e que, do lado oposto, muita gente estava a opinar por títulos de jornal, sem que tivesse ao menos lido a legislação publicada. Se tivessem lido, não tinham feito perguntas sobre carros de matrícula estrangeira e outras demonstrativas da mais completa ignorância dos diplomas. Enfim, uma bela imagem da qualidade dos que nos governam e dos que se propõem governar-nos.

De um lado, o governo defendia, sem grande convicção, as portagens nas SCUTS do Norte e a oposição, ou as portagens em todas ou em nenhumas. Uma verdadeira discussão de surdos de que sobressaíram as contundentes propostas do eng. Macário Correia.

Como com discussões de surdos e propostas anedóticas não vamos a lado nenhum, cá vai a minha achega, que considero equilibrada.

É sabido que a introdução das portagens vai acarretar aumento substancial nas despesas dos que diariamente são obrigados a utilizar as SCUTS. Por exemplo, um habitante da região de Aveiro que trabalhe no Porto em local de acesso e horário dificeis para utilização dos transportes colectivos, e há bastantes, terá uma acréscimo diário de mais de 8 euros, no total mensal de cerca de 180 euros, mais de 10% de um vencimento acima da média.

Se o preço por km é o mesmo que o das restantes auto-estradas, porquê essa complicação de DEM's, contabilidades diferenciadas, etc.? Para isso já existe a comprovadíssima Via-Verde.
Para os que não quisessem ser identificados, poderia o identificador ser indexado a uma cartão pré-pago, como os dos telemóveis, dos Jogos Santa Casa ou do "andante" dos transportes do Porto. Portanto, nada a inventar. Bastavam uns ajustes no software do sistema.

A novidade da minha proposta é a introdução em todas as auto-estradas de um abatimento, tipo passe, também à imagem do "andante", para os utilizadores frequentes, minorando os encargos, não só dos futuros pagantes, mas também dos actuais explorados pelas portagens nos acessos a Lisboa, que tanto se queixam dos "privilégios" do Norte. Continuamos em simples ajustes de software.

Claro que seria sempre necessário o identificador, podendo não ser indexado ao carro, como é o cartão de passe da CP ou o cartão "andante" do Porto.

Se têm medo da identificação, morram de medo, porque podem ser seguidos pelos mais diversos processos (cartão multibanco, câmaras fotográficas, etc.) sem que disso se apercebam.

Sem comentários: