terça-feira, 3 de julho de 2007

Maternidades - A minha posição

Do meu post anterior sobre o assunto, poderão tirar-se conclusões erradas, dada a confusão existente à volta do assunto. Quero pois esclarecer.
Gerou-se polémica porque ninguém se dignou explicar o que se passava.
O governo, do alto do seu autoritarismo e incapacidade explicativa - julgo ser critério básico para ser membro do governo a incapacidade de explicar a um tasqueiro para que serve um copo - arranjou uma trapalhada que ninguém percebeu.
A oposição, aproveitou-se dos bairrismos e falta de informação das pessoas para criar uma onda contra o governo.
Claro que, quando o partido do governo passar à oposição, se invertem as posições sobre o assunto, como é exemplo o, agora, defensor acérrimo dos funcionários públicos, dr. Marques Mendes.
A comunicação social, aproveita-se sempre destas confusões para vender papel e encher tempos de antena com "especialistas".
O Zé Povo, crédulo e ludibriado como sempre, foi levado a acreditar ser possível a existência de uma maternidade e uma urgência devidamente equipadas à porta de cada um.
Vou tentar dar uma explicação que toda a gente perceba:
Uma maternidade de 30 camas exige, em termos de pessoal, uma equipa mínima de cerca de 35 pessoas (médicos, enfermeiras, auxiliares), sendo que a maioria tem vencimentos superiores a 1.000 €. Acrescem ainda os custos de toda a logística de rectaguarda associada.
Embora se diga, em termos teóricos, que "a saúde não tem preço", as verbas dos nossos impostos devem ser bem administradas e criteriosamente aplicadas em prol do bem comum.
Assim, terá que haver números de partos mínimos para manter uma maternidade aberta a funcionar correctamente, que rentabilize e justifique as verbas dispendidas.
Se tivermos 1 parto por dia, basta fazer umas contas simples para perceber que esse parto fica extraordinariamente caro.
Isto não é econimicismo. É gestão.
Considero pois justificados os encerramentos das maternidades que não tivessem um número de partos considerado minimamente rentavel.
Claro que isso implica que as maternidades para onde os partos foram transferidos tenham as condições mínimas de acolhimento e equipamento para esta nova carga de trabalho, o que me parece que não foi devidamente acautelado. Algumas até têm condições técnicas inferiores às das que fecharam....
Como algumas grávidas têm de se deslocar distâncias consideraveis, devem ter instalações para aguardarem calmamente a sua hora, sem andarem a fazer estrada até que o parto aconteça onde é mais inconveniente.
Também, para os casos de emergência, deve haver uma rede de ambulâncias devidamente equipadas, que efectuem o transporte em tempo útil.
Julgo que, se isto tivesse sido explicado desta maneira, toda a gente percebia e se tinham evitado muitas complicações.

Sem comentários: