domingo, 8 de julho de 2007

A maravilha das maravilhas

Depois de assistir ao extraordinário espectáculo das 7 maravilhas, dos raros momentos de cultura que podemos partilhar, não posso deixar de exprimir o que senti ao assistir à actuação daquele grupo de percussões.
Era o lado bom da globalização! Gente de todo o mundo a tocar em conjunto sem desafinar e sem "estrelas".
Afinal, é possível andarmos lado a lado, ombro a ombro, como bons amigos!
Certamente, no pricípio, era assim...
Depois, apareceram os interesses, a soberba, os políticos...
Não tenho dúvidas de que, à mesma hora, quiçá a poucos metros, alguém conspirava para mais uma guerrezita em que vendesse armas, outros na forma de abrir mais um corredor da droga, outros em dar um golpe de bolsa para ganhar milhões. Também não é absurda a hipótese de tudo ao mesmo tempo....
Outro aspecto que nos dá que pensar e deixa os defensores da "supremacia da raça caucasiana" da cara à banda, o que me dá grande gozo, é o facto de, das 7 maravilhas eleitas, só uma se situar na Europa, e mesmo assim, no Sul. As outras, todas construídas antes da chegada dos "caucasianos".
Então os outros não eram selvagens a que os "caucasianos" foram fazer o favor de dar civilização?
O meu agradecimento aos organizadores e a minha homenagem aos Maias, aos Aztecas, aos Incas, aos Chineses, aos Indianos, aos Jordanos e aos Romanos, que não tinham preconceitos raciais.

2 comentários:

Nuno disse...

É. Foi um espectáculo sem preconceitos raciais, mas cheio de preconceitos regionais. Veja-se a triste votação das 7 maravilhas de Portugal. Só não elegeram o Estádio da Luz e o Eusébio porque já era dar nas vistas demais.

Nuno disse...

Na senda do meu comentário anterior queria deixar aqui mais algumas sugestões de "maravilhas de Portugal" que a TVI deixou de fora:
- os "couratos"
- As amoreiras
- Os cacilheiros
- O "bitoque"
- A Sagres
- O Estádio "Nacional"
- Luis Filipe Scolari
- Simão Sabrosa
- O La Feria
- Os amigos do tipo acima: Carlos Castro, Cláudio Ramos, etc... Liguem a TV e escolham
- José Castelo Branco e a esposa
- A Caras, a Nova Gente, O Correio da Manhã, etc... imprensa Lisboeta em geral
- O Túnel do Marquês
- Rui Rio e Carolina Salgado
Enfim, peguem em tudo o que os Lisbpoetas gostam e escolham. O critério da TVI não andou muito longe deste "modus operandi".